Extraordinário - R. J. Palacio

domingo, dezembro 06, 2015

Há exatamente uma semana eu acabei de ler esse livro lindo. Não o resenhei antes porque não tive tempo, os últimos dias da faculdade, antes das férias, estão puxados. Mas, não poderia deixar de recomendar essa obra.


A história de um menino que nasceu com uma anomalia facial é contada a partir de seus dez anos, período em que vai pela primeira vez à escola e tem seu primeiro contato com o mundo real - e cruel. O menino que passou dois anos de sua infância usando um capacete de astronauta, a fim de poder brincar normalmente sem assustar outras crianças, sai do casulo em que seus pais o mantiveram durante a vida. Vida essa que Auggie leva normalmente, mesmo que as pessoas ao seu redor vivam pisando em ovos para manter a harmonia na convivência com ele.

Eu ri e chorei - literalmente - com esse livro. E posso dizer que aprendi boas lições sobre respeito e carinho. A vida de August Pullman é normal para ele, mas para os outros ao seu redor, ele é estranho, feio, mas no fundo, ele é simplesmente diferente, incomum aos olhos daqueles que não estão acostumados com seu rosto. Percebi que o problema não era o Auggie e sim todos ao redor, tão acomodados com seu preconceito que preferiam maltratá-lo a recebê-lo. Na vida real, é assim mesmo. Ficamos alarmados com pessoas que achamos feias, mas não pensamos que são pessoas, como nós e que não as conhecemos o suficiente para as julgar.


Além de achar a história linda, a leitura foi muito rápida, pois a escrita de R. J. Palacio é bem tranquila e simplificada - talvez porque o foco seja o público infanto-juvenil. Quando comecei a ver a capa do livro nas vitrines das livrarias, eu não me interessei a ler, mas no início desse ano, meu marido me deu-o de presente. Consegui lê-lo apenas em novembro porque a fila de livros estava grande e eu precisava respeitar isso.

Valeu muito a pena conhecer a história do Auggie e dos seus amigos.

Você pode gostar também:

0 comentários

Você gostou? Então, comente!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *