De onde vêm os tecidos de reuso

terça-feira, setembro 08, 2015


Os tecidos de reuso, também conhecidos como reaproveitamento têxtil, são uma das opções para quem quer peças sob medida, seguindo a moda upcycling. Esses tecidos, como seu próprio nome já diz, têm uma segunda chance de uso, sendo vendidos por preços bem mais acessíveis.

De onde eles vêm
Na indústria têxtil, durante um projeto de coleção, vários testes de modelagem e materiais são feitos até que toda a coleção seja confirmada. Os tecidos solicitados para tais testes, nem sempre seguem uma medida coerente e acabam sobrando, então, indo para uma reserva de sobras. No entanto, as grandes confecções não têm de lidar apenas com as sobras de testes, na verdade, esta é a menor origem dos tecidos. Os vários processos pelos quais os mesmos passam, antes de se transformar em roupas, também geram sobras, pois falhas e problemas são facilmente encontrados neste caminho. Nessas falhas, incluem-se defeitos na coloração, nas estampas e na composição.

Vale a pena comprá-los
Embora inicialmente seja sobra, o tecido vindo da indústria perde muito pouco na qualidade. A quantidade de sobras é tão grande, que o volume do mesmo tecido pode compor milhares de peças, em determinados casos. O que acontece, muitas vezes, é encontrar tecidos ticotados  em pedaços pequenos, que provavelmente foram separados do lote ou comprados em quantidade menor. No entanto, é totalmente possível comprar tecidos de reuso com qualidade e por preços bem acessíveis, pois são vendidos a quilo.

Onde encontrar
Em sua maioria, existem lojas especializadas na vende deste tipo de tecido, principalmente, em cidades que são polos têxteis, como Blumenau (SC), por exemplo. É válido perguntar em lojas convencionais de tecidos, sobre a venda do reuso. Por vezes, os comerciantes não os expõem, pois são destinados aos consumidores que trabalham com artesanato.

Comprar tecidos de reuso e fazer roupas sob medida, usando essa matéria, é uma maneira de contribuir para a diminuição do lixo têxtil. Dar essa segunda chance é uma forma interessante de propagar a moda upcycling.

Um beijo.

Você pode gostar também:

1 comentários

  1. Uma ótima opção é o www.bancodetecido.com.br em São Paulo.

    ResponderExcluir

Você gostou? Então, comente!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *