Malala, a menina mais corajosa do mundo

quarta-feira, maio 27, 2015


Malala Yousafzai, uma garota paquistanesa, já foi indicada ao prêmio Nobel da paz e é mundialmente conhecida por defender e incentivar a educação, principalmente para meninas. No entanto, Malala se tornou um ícone na luta à educação, não somente por levantar a voz em um país tomado pela milicia fundamentalista (Talibã), mas por tê-la enfrentado, junto à sua família.

O livro "Malala, a menina mais corajosa do mundo" escrito pela italiana Viviana Mazza, conta a história de Malala e sua luta para continuar estudando. Acontecimentos cotidianos, como brincar, conversar ao telefone com as amigas e jantar com os pais trazem o sentimento simples e, ao mesmo tempo, verdadeiro que norteava a vivência da família em Mingora, no vale de Swat, Paquistão. No livro, fica evidente que no Paquistão há sim alegria, beleza e pessoas que se importam com o desenvolvimento do pais, diferente do que muitas vezes fica explícito na mídia. A interpretação do Alcorão (livro sagrado do Islã) também é desmistificada, pois os conflitos que se dão nos países islâmicos do oriente, ganham má conotação, geralmente, por serem islâmicos, o que, no entanto, fica claro que para muitos religiosos a verdadeira crença não é assim tão radical e controladora.

O tiro, a acensão e o reconhecimento de Malala também são descritos, no entanto, os sentimentos simples que ela atribui ao seu cotidiano, tornam a narrativa do livro ainda mais encantadora. Ela valoriza muito a oportunidade de estudar e transformar sua realidade. A garota é um exemplo de vida para todos, sua personalidade é simples e é exatamente por isso que suas lutas são tão reconhecidas. Malala põe sua causa à frente de qualquer vaidade e merece ser lembrada como uma das pessoas mais corajosas do mundo.

Vale a pena conhecer a história. É inspiradora!

Você pode gostar também:

1 comentários

  1. Realmente deu aquela vontade de ler! Vai entrar pra lista de pedidos, hehe! :)

    ResponderExcluir

Você gostou? Então, comente!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *